Comissão de
Melhoramentos Freineda
A NOSSA MISSÃO
Dar resposta à comunidade local, promovendo a prestação de serviços que respondam às necessidades e expectativas dos idosos, pautados pela melhoria da qualidade de vida e pela inovação dos serviços mais personalizados.
VISÃO
Honrando os compromissos assumidos no estabelecimento da sua Missão e respeitados os valores, direitos e deveres, os funcionários e membros da Comissão de Melhoramentos de Freineda estabelecem como principais eixos de Visão a médio e longo prazo, os seguintes,
Alargar a abrangência das suas actividades, a outras que se enquadrem nas reais necessidades da Instituição e consequentemente aos propósitos da sua missão, potenciando o investimento infra-estrutural necessário à melhoria da qualidade dos serviços.
Quanto ao capítulo das obras, referimos que as mesmas começaram a ser direcionadas para a construção de um Centro de Dia, porque foi aliás a autorização que foi dada, em primeira mão, pela Segurança Social.
Foram várias as ajudas na construção, quer em material, quer em mão de obra, quer em dinheiro:
A construção do Centro de Dia ficou, aproximadamente, aos valores de então, por 13.000 contos.
Depois, para mobiliário, o Sr. Ministro da Segurança Social de então deu uma ajuda no valor de 10.000 contos e para a carrinha cerca de 4.000.
A gestão do Centro de Dia mostrou-se difícil desde o princípio, visto que havia poucos utentes e a pagar prestações baixas. Chegou a haver anos em que as contas traduziam saldos negativos.
Foi então que a Direção pensou em construir a vertente lar. Pôs mãos à obra: Pediu autorização à Segurança Social, mandou fazer o projeto, pediu empréstimo bancário, adjudicou a obra e esta começou a crescer.
A obra foi inaugurada, (já licenciada em 27/04/2007 e com os utentes dentro), em 27 de Julho de 2007, pelo Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Manuel Dias de Jesus Marques.
O Lar conta, à data de hoje, com 12 utentes, o Centro de Dia 2, e o Serviço de Apoio Domiciliário 2 utentes.
O Equipamento Social tem capacidade para 15 utentes de Centro de Dia e 15 para o Apoio Domiciliário, que são mais do que suficientes
As receitas do Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário provêm das mensalidades dos utentes e da comparticipação de Segurança Social.
Para terminar fazemos uma referência aos sócios. Existe um total de 140 sócios inscritos sendo apenas 40 os que pagam as quotas regularmente.
Comissão de Melhoramentos de Freineda